Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, III ENCONTRO DAS LICENCIATURAS REGIÃO SUL

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O CAMINHO PERCORRIDO NO PIBID E NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESPAR – CAMPUS PARANAGUÁ: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
Leociléa Aparecida Vieira, Elizabeth Regina Streisky de Farias

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Data: 12-11-2019 03:00  – 03:15
Última alteração: 31-10-2019

Resumo


Este estudo tem por intuito relatar as experiências vivenciadas pelas professoras pesquisadoras e os bolsistas no PIBID e na Residência Pedagógica do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – campus de Paranaguá.  Enfatiza a importância que ambos têm na formação do professor para a educação básica, pois, propicia ao acadêmico dos cursos de licenciatura vivenciar na prática a teoria discutida em sala de aula, bem como, possibilita aos bolsistas o conhecimento da realidade onde atuarão como futuros profissionais da educação. Descreve sucintamente esses Programas, quando eles foram implantados na instituição e destaca que, atualmente, participam do PIBID, vinte quatro acadêmicos bolsistas do 1º e 2º anos do Curso de Pedagogia, três professoras supervisoras, sessenta e oito alunos do 1º ao 3º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental matriculados em três escolas. Do Residência Pedagógica participam vinte e quatro acadêmicos bolsistas que, no ano de 2019, cursam o 4º ano do Curso de Pedagogia, três professoras preceptoras, aproximadamente, setenta e cinco alunos dos 5ºs anos de três escolas municipais. Todas as escolas estão localizadas na periferia do município de Paranaguá e apresentam IDEB abaixo da média proposta pelo MEC. A RP na instituição tem, também, por intuito validar as horas das atividades do Estágio Curricular Supervisionado.  Conclui-se que um dos principais objetivos dos Programas se encontra na valorização do magistério, incentivando a elevação da qualidade na formação dos professores, para sua atuação no ensino da educação básica e que Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paranaguá (UNESPAR) – campus Paranaguá, participa tanto do PIBID quanto da RP, por entender que é no “chão” da escola que se aprende a ser professor.


Palavras-chave


Formação de Professor; PIBID; Residência Pedagógica

Referências


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