Última alteração: 10-02-2021
Resumo
Entre os principais fatores de risco para a ocorrência e severidade dos acidentes de trânsito está o excesso de velocidade, cujo entendimento de suas motivações é fundamental para o planejamento de ações preventivas e de intervenções no sistema viário. O objetivo da presente pesquisa foi avaliar a influência de características físicas e operacionais de vias arteriais urbanas na prática do excesso de velocidade, visto que esses elementos influenciam diretamente nessa prática de risco. A metodologia utilizada foi baseada em um estudo de condução naturalística, em que condutores de Curitiba (PR) foram selecionados e seus veículos foram instrumentados e monitorados quanto à posição e à velocidade praticada a cada segundo. De modo a entender como um conjunto de variáveis preditoras relacionadas à via (permissão de estacionamento, existência de radar, existência de semáforo e número de faixas trafegáveis) influenciam no excesso de velocidade, foi utilizado o método da regressão logística binária. Os resultados mais consistentes indicam a proibição de estacionamento e a presença de dispositivo de fiscalização eletrônica (radar) como fatores favoráveis ao não excesso do limite de velocidade. A oportunidade de exceder o limite de velocidade é menor quando a densidade do tráfego é maior, o que ocorre nos horários em que há proibição de estacionamento.