Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, 2º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 3º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 3º Urbanidade

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PERFIL E COMPORTAMENTO DE ESTUDANTES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFPR QUANTO AO USO DO CELULAR AO DIRIGIR
Olivia de Souza, Márcia de Andrade Pereira Bernardinis

Última alteração: 08-02-2021

Resumo


Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2016),o Brasil ocupa a 4ª colocação no ranking de países com maior quantidade de mortes ocasionadas por acidentes de trânsito, o país segue longe da meta estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê redução de 50% no número de vítimas em 10 anos, contados a partir de 2011. Segundo o Observatório Nacional de Segurança Viária, em 2013 indica que jovens entre 18 e 25 anos compuseram mais de 28% das vítimas fatais. Tudo indica que o estilo de vida ao qual os jovens estão geralmente associados pode contribuir por estarem entre os mais atingidos, como dirigir alcoolizado e o excesso de velocidade. No entanto, dirigir e utilizar o celular para mandar mensagens instantâneas ou entrar em redes sociais começa a aparecer como um grande desencadeador de acidentes. Mesmo sendo uma infração do Código Brasileiro de Trânsito, é constatada pela a Abramet (Associação Brasileira de Medicina do Tráfego) em 2017, como a 3ª maior causa de fatalidade de trânsito no Brasil. Frente a isso, esta pesquisa apresenta um estudo do perfil e comportamento humano, no caso estudantes do curso de Engenharia Civil da UFPR. Sabe-se que estes, muitas vezes têm a informação dos perigos e prevenções através de disciplinas como: Engenharia de Tráfego, Segurança Viária, Sistemas de Transporte e Infraestrutura Viária. Entretanto, com os resultados apontados, concluiu-se que é preciso abordar mais o assunto “celular ao volante” nestas mesmas disciplinas, uma vez que 47% dos alunos pesquisados, continuariam usando celular se tivessem levado uma multa. Isso mostra uma postura do jovem condutor que está se arriscando mais no trânsito, que vem ao encontro do elevado número de acidentes ocorridos nessa faixa etária.



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