Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, 2º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 3º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 3º Urbanidade

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ANÁLISE SOBRE A ABORDAGEM DA TEMÁTICA IMPACTOS SOCIAIS NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS CIVIS
Luiz Guilherme Bernart, Philippe Cesaris Caetano de Arruda, Rafael Taguti Macan, Márcia de Andrade Pereira Bernardinis

Última alteração: 11-02-2021

Resumo


O engenheiro civil é um dos profissionais que tem como objetivo moldar e mudar a sociedade a qual ele está inserido (DAGNINO, 2008) e, para isso, entende-se que é necessário executar projetos utilizando conceitos da sustentabilidade. Esse termo, por sua vez, é fundamentada em três pilares: o econômico, o ambiental e o social. Nota-se, no entanto, certa negligência de investidores e profissionais da área quanto ao último pilar. Surge, então, a necessidade de avaliar e entender se as instituições de ensino estão falhando ao apresentar esse conceito em sala de aula. Para tanto, foram escolhidas as principais universidades de Curitiba que contemplam o curso em questão para a aplicação de questionários em alunos que estão cursando e egressos com o intuito de entender o quão envolvido o discente quer estar com o assunto e se o docente têm êxito em apresentar os impactos sociais que uma obra pode causar, e ainda dos egressos entender se o tema o ajudou ou poderia ter sido melhor trabalhado em aula, de forma que se sentisse capaz de contornar problemas relacionados ao impacto social propriamente dito.



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