Última alteração: 14-02-2021
Resumo
O principal objetivo deste artigo é avaliar o efeito da incorporação de cinzas oriundas da queima do carvão mineral nas propriedades físico-químicas e mecânicas das misturas asfálticas densas. Para tanto, foram analisadas as matrizes denominadas Fly Ash (cinza volante), Bottom Ash (cinza pesada) e uma composição com 50% de ambas as ocorrências, as quais foram comparadas com frações convencionais de granulares gnáissicos britados, todos utilizados como material de enchimento (fíler) a 6,0% passante na malha de abertura 0,075mm, nas curvas granulométricas das misturas asfálticas, o ligante utilizado é o ligante betuminoso de penetração 30/45 (0,1mm). Os fíleres foram submetidos à análise química, mineralógica, física e morfológica. As misturas asfálticas formuladas foram submetidas à avaliações baseadas na metodologia francesa de formulação, compreendendo os aspectos de habilidade de compactação com a prensa de compactação giratória (PCG), ensaio de Duriez a 18ºC e deformação permanente. Diante dos resultados obtidos e das análises efetuadas, é possível concluir que as matrizes estudadas são viáveis tecnicamente para utilização em misturas asfálticas, abrindo-se inclusive a possibilidade de um mercado para a utilização em larga escala da Bottom Ash, atualmente sem destinação alguma aos serviços de beneficiamento de insumos, notadamente na região sul do Estado de Santa Catarina.