Última alteração: 10-02-2021
Resumo
Este artigo apresenta um estudo da geometria de seções críticas de acidentes em um subtrecho da BR-135/BA entre os municípios de Barreiras e São Desidério na Bahia. Foi utilizado um software de Modelagem de Informações da Construção (BIM) que apresenta plataforma conjunta com Sistemas de Informações Geográficas (SIG), para definir a geometria existente no subtrecho e proceder a comparação com normativas de defeitos de traçado. O modelo gerado no software Infraworks 360 permitiu a identificação dos defeitos de traçado pela visualização de inconsistências tridimensionais, fornecendo informações sobre o traçado existente no subtrecho a partir de bases de dados geográficas parametrizadas para determinação do greide e eixo horizontal. A identificação da tipologia de defeito de traçado permite a determinação das ações corretivas a serem implantadas. Como resultados, verificou-se nos quatro pontos críticos analisados que um necessita ajuste de traçado para concordância de raio de curva horizontal, três apresentam problemas no perfil vertical e dois apresentam falta de concordância entre os alinhamentos vertical e horizontal.