Última alteração: 12-02-2021
Resumo
O excesso de velocidade aumenta a distância de percepção, reação e frenagem, diminuindo, por consequência, o tempo disponível para uma tomada de decisão em situações críticas. Do ponto de vista do agravamento de um acidente, um pedestre tem um risco de morte superior a 80% quando atingido por um veículo transitando a 50 km/h, ao passo que, quando atingido por um veículo a 30 km/h, essa probabilidade cai a menos de 20%. Estudos Naturalísticos de Direção são baseados no monitoramento de condutores por meio de veículos equipados com câmeras e aparelhos receptores GPS com o objetivo de estudar o comportamento no trânsito. Como parte de um Estudo Naturalístico de Direção conduzido na cidade de Curitiba, o presente trabalho tem por objetivo investigar a relação entre a velocidade de conversão de veículos de passeio e a geometria de interseções urbanas com vistas a melhorar o entendimento do conflito entre pedestres e veículos. Foi estabelecido um recorte no estudo para curvas com deflexão de 90º. Como resultados é apresentada a análise de 486 curvas. Os testes estatísticos indicam diferenças significativas entre as velocidades antes e durante a curva e entre as velocidades durante e depois da curva, sendo as velocidades durante a curva mais reduzidas.