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USO DE ACELERÔMETROS PARA A AVALIAÇÃO DA IRREGULARIDADE LONGITUDINAL DE PAVIMENTOS
Última alteração: 02-09-2020
Resumo
A busca por sistemas alternativos aplicáveis a um Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) em nível de rede, nos quais as informações precisam ser mais simples a fim de reduzir os custos despendidos e permitir sua coleta em uma frequência maior, é de extrema importância. Neste estudo, pretende-se investigar a variação de sinais de aceleração vertical, brutos e processados, obtidos por acelerômetros convencionais e de smartphones, em diversas posições de um veículo, deslocando-se com diferentes velocidades e sob trechos de pavimentos com diferentes níveis de irregularidade. A partir dos resultados, será realizado um comparativo dessas medidas com valores de IRI (International Roughness Index) obtidos em procedimentos de referência, como no método de Nível e Mira e de perfilômetro inercial a laser. Espera-se que, com um controle adequado, métricas obtidas a partir desses dados possam contribuir como um indicativo da condição de pavimentos, com eficácia e custo reduzido.
Palavras-chave
Gerência de pavimentos; Acelerômetros; Dispositivos móveis
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