Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, 1º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 2º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 2º Urbanidade

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PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DE VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS AO SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS DE CURITIBA
Gabriel Martins de Oliveira Belich, Victor Hugo Bannach, Patrícia Schipitoski Monteiro

Última alteração: 20-08-2020

Resumo


A proposta conceitual de integração do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) ao Sistema de Transporte Público de Curitiba visa criar uma forma alternativa e sustentável para usuários da capital paranaense. Para isso, foi escolhida uma linha que atualmente está em estudo pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) para a implantação de um modal elétrico. Esta linha é a Conectora 3, que liga o Terminal Fazendinha a Estação Marechal Floriano Peixoto. Assim sendo, o traçado foi adaptado e compatibilizado com a infraestrutura já existente baseado nas larguras, inclinações e raios das vias seguindo as normas de acessibilidade e especificações da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Para a estimativa de demanda do novo modal proposto, foram realizados estudos em campo de Sobe-Desce e Frequência e Ocupação Visual (FOV) no intuito de verificar o maior movimento e gerar um perfil da linha em estudo para então realizar os dimensionamentos operacionais. Com a definição do tempo de ciclo e da demanda, foi possível definir o modelo compatível do VLT, a frota e os horários de partida em cada ponto.

Palavras-chave


Modal elétrico; Transporte público; Veículo leve sobre trilhos; VLT

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