Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, 1º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 2º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 2º Urbanidade

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AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE SISTEMAS BIM PARA ESTUDO DE UM TRAÇADO RODOVIÁRIO
Alessandra Costa Gosch, Cristhyano Cavali da Luz, Sergio Scheer

Última alteração: 20-08-2020

Resumo


Este trabalho faz uma análise da utilização de ferramentas de Modelagem da Informação da Construção (BIM) na determinação de alternativas locacionais de um traçado rodoviário, com o objetivo de avaliar a potencial utilização de processo BIM em anteprojetos de infraestrutura. Como procedimento metodológico adotou-se primeiramente a realização de uma pesquisa sobre os sistemas existentes com características de modelagem paramétrica tridimensional e ferramentas de otimização de traçado buscando similaridades e diferenças em sua utilização. Um experimento de alternativa locacional foi realizado a partir de uma modelagem no software Infraworks 360 da Autodesk, de modo a criar um traçado para comparação com alinhamento obtido pelo software de determinação de corredores Quantm da Trimble e com um traçado criado através do sistema tradicional, sem o uso de processo BIM. A fim de se mensurar a adequação de cada sistema para uso em estudos locacionais de uma maneira objetiva, foi utilizada como ferramenta de apoio à decisão uma Análise Hierárquica de Processo (AHP). Como resultado, o traçado no Quantm apresentou resultados numericamente superiores, dentro dos parâmetros matriciais utilizados para auxílio na decisão, seguido pelo traçado criado por processo de projeto tradicional, enquanto o traçado otimizado pelo Infraworks apresentou a menor adequação aos parâmetros estudados, dentro dos pesos estipulados na matriz comparativa.

Palavras-chave


Modelagem de Informações da Construção (BIM); Autodesk Infraworks 360; Trimble Quantm; traçado rodoviário

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