Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, 1º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 2º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 2º Urbanidade

Tamanho da fonte: 
ESTUDO DO IMPACTO NO TRÂNSITO EM DOIS TRECHOS DA VIA RÁPIDA DO EIXO ESTRUTURAL DE CURITIBA PELA IMPLANTAÇÃO DE FAIXAS EXCLUSIVAS UTILIZANDO SIMULADORES DE TRÁFEGO
Marcia de Andrade Pereira Bernardinis, Tiago Augusto Pianezzer, Gabriela Leticia Monich

Última alteração: 20-08-2020

Resumo


Esse artigo visa discutir a faixa exclusiva de ônibus como uma solução para o problema do trânsito e a utilização de softwares de tráfego para análises dela. Com uma coleta de dados de tráfego na cidade de Curitiba e com a utilização do software Vissim, observa-se a atual situação do trânsito da cidade e simula-se um cenário com essas faixas exclusivas em uma de suas vias. Foi comparado o número de veículos que transitou nessas vias e o nível de serviço dos cruzamentos antes e depois da simulação e observou-se uma retenção de veículos particulares de até 7,94% e uma piora nos níveis de serviço dos cruzamentos. Também foi possível concluir com o software que uma alternativa de melhora voltada para o trânsito de veículos coletivo não é necessariamente benéfica para esses veículos e que os softwares de tráfego são ferramentas essenciais para chegar à essas conclusões.

Palavras-chave


Transporte público; Faixa exclusiva; Simulador de tráfego

Texto completo: PDF