Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, 1º Simpósio de Transportes do Paraná (STPR); 2º Seminário em Aeroportos e Transporte Aéreo (SATA) e 2º Urbanidade

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ESTUDO DE LAMINADOS DE MATERIAIS COMPÓSITOS NO TRANSPORTE AÉREO
Kauane Caroline Dubiella, Daniane Franciesca Vicentini

Última alteração: 20-08-2020

Resumo


Com a crescente demanda do transporte aéreo, esforços têm sido feitos em busca de tecnologias que aumentem a viabilidade e uso deste modal. Nesse sentido, a indústria da aviação tem investido em estruturas laminadas de materiais compósitos em aeronaves, em vista de que esse tipo de material apresenta elevada rigidez e resistência mecânica frente a esforços que submetem a estrutura à compressão e à tração, aliados ao seu baixo peso específico, se comparado com os tradicionais materiais metálicos. Esse comportamento é decorrente da união entre as fibras e a matriz, onde a matriz é a responsável pela proteção da fibra, garantindo boa resistência à corrosão, à fadiga e maior tenacidade, além de apresentar uma fase contínua responsável por distribuir uniformemente a carga aplicada na estrutura. No presente trabalho, foram estudadas diversas configurações de laminados de fibra de carbono, sujeitos às solicitações normais de tração e compressão, a fim de que se pudesse obter o melhor resultado no dimensionamento de estruturas laminadas. Para a análise, foi implementado um algoritmo em linguagem Fortran, utilizando análise matricial no âmbito da Teoria de Laminados e considerando diversos critérios de falha. Após verificações com o modelo, o algoritmo implementado foi aplicado a uma estrutura aeronáutica real. Ao fim, conclui-se que as orientações que solicitam as fibras longitudinalmente apresentarão o melhor comportamento quando o laminado é submetido a esforços de tração, segundo a maioria dos critérios analisados.

Palavras-chave


Compósitos; Laminados; Transporte aéreo

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