Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, VI Semana de Antropologia e Arqueologia

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DA ESCOLA PARA OS INDÍGENAS À ESCOLA DOS INDÍGENAS: CONSTRUINDO O CAMINHO DA ALTERIDADE
Adriana Francisca de Medeiros, Adnilson de Almeida Silva

Última alteração: 15-05-2018

Resumo


Este trabalho visa apresentar os resultados e as reflexões decorrente de uma análise sobre as políticas para a educação escolar indígena do Amazonas a partir de 1988, período que se institui legalmente aos povos indígenas o direito a uma educação diferenciada, intercultural e bilíngue, Constituição Federal (Art. 210, §2º). A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com característica de um estudo de caso. Para construção dos dados realizamos um estudo bibliográfico, documental, e entrevistas. A análise dos dados revelou avanços significativos a partir da implementação de políticas educacionais, no entanto, é possível perceber as contradições entre as politicas formuladas e sua efetivação. Diante dos resultados fica evidente que são inúmeros os desafios para que esta se constitua a educação idealizada pelos povos que durante quatrocentos anos foram dominados, excluídos e exterminados culturalmente.

Palavras-chave


Educação indígena; Politicas; Desafios

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