Submissões gerais
A PESQUISA CIENTÍFICA NA ATUALIDADE: DESAFIOS E PERSPECTIVAS ENVOLVENDO A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA | |
Dieison Prestes da Silveira, Alexandre Rodrigues da Conceição, Francisco Halyson Ferreira Gomes, Keith Gabriella Flenik Morais, Vitor Luiz Campese Gonçalves de Almeida |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARTICIPANTES DE GRUPO DE ESTUDO DE AULA | |
Eduardo Rafael Zimdars, Neila Tonin Agranionih, Tânia Baier |
Conhecimentos docentes sobre Resolução de Problemas no ensino de Matemática nos Anos Iniciais | |
Jéssica Tomiko Araújo Mitsuuchi, Tania Terezinha Bruns Zimer |
POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: NÃO DÁ PARA BRINCAR DE NADA QUE NÃO HÁ MATEMÁTICA | |
Tamyris Caroline Silva, Tania Teresinha Bruns Zimer |
FEMINISMOS NEGROS: (RE)EXISTÊNCIAS DE MULHERES NEGRAS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS | |
Cinthia Raquel de Souza, Elenilton Vieira Godoy |
A REPRESENTAÇÃO DE CIÊNCIA E CIENTISTA NOS CAMPEÕES DO JOGO LEAGUE OF LEGENDS | |
Linus Zimmermann Neto, Maria das Graças Cleophas |
PROFESSORES DE CIÊNCIAS BILÍNGUE (LIBRAS - PORTUGUÊS): DA FORMAÇÃO ÀS PRÁTICAS EM UMA ESCOLA BILÍNGUE DE CURITIBA | |
Maitê Thainara Barth, Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira, Fernanda Luiza de Faria |
A FORMAÇÃO DOCENTE NA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA POR MEIO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL | |
Ana Dariley Peters Sabatke, Priscila Kabbaz Alves da Costa |
HABILIDADES DE RESOLUÇÃO E FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA | |
Sirlene Jesus dos santos Silva, Neila Tonin Agranionih, Alina Galvão Spinillo |
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA PARA UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO | |
Millena Monteiro Chagas, Elisângela De Campos, Paula Rogéria Couto |
NO MUNDO DA LUA: REPRESENTATIVIDADE DE MULHERES NEGRAS MATEMÁTICAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Keith Gabriella Flenik Morais, Elisangela de Campos, Paula Rogéria Lima Couto |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ESTUDANTIS SOBRE O BIOMA MATA ATLÂNTICA | |
Vanessa Patrícia dos Santos, Thaís Rafaela Hilger |
ENSINO DE GEOMETRIA NA ABORDAGEM DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM | |
Diovana Bzunek, Anderson Roges Teixeira Góes |
AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES DO INSTRUMENTO PROPOSTO POR VELEDA E BURAK (2020) | |
Bianca Nora da Silveira, Neila Tonin Agranionih |
CONSTRUÇÕES DE MODELOS MATEMÁTICOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Juarês Jocoski, Neila Tonin Agranionih |
DISCURSO DE FUTUROS PROFESSORES INDÍGENAS ACERCA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA | |
Elias Antunes dos Santos, Adailton Alves da Silva, Sérgio Camargo |
PERCEPÇÕES DE DOCENTES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA SOBRE O ENSINO EXPERIMENTAL E OS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE CENTROS EDUCACIONAIS DE TEMPO INTEGRAL DO ESTADO DO AMAZONAS | |
Ana Fabíola Peres Nascimento de Souza, Marcelo Valério |
UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DAS PESQUISAS SOBRE CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS E MUDANÇA CONCEITUAL EM FÍSICA | |
Lucas Emerson Buiar, Sérgio Camargo |
DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM E CODOCÊNCIA NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR | |
Loretta Derbli Durães da Luz Rosolem, Anderson Roges Teixeira Góes |
RETRATOS DA CIDADANIA: PERSPECTIVAS DE UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA | |
Daniel Sucha Heidemann, Leonir Lorenzetti |
ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO BRASIL: EMERGÊNCIA, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS | |
Alexandre Rodrigues da Conceição, Leonir Lorenzetti |
ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NOS ESTADOS DA FEDERAÇÃO | |
Pollyana Rosa dos Santos Martins Nóbrega, Roberto Gonçalves Barbosa |
POSSIBILIDADES MATEMÁTICAS DECOLONIAIS EM SEUS ASPECTOS INTERCULTURAIS, EPISTEMOLÓGICOS E ETNOMATEMÁTICOS: POR UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMO PRÁTICA SUBVERSIVA | |
Sandy Aparecida Pereira, Elenilton Vieira Godoy |
HISTÓRIA DE PROFESSORAS/PESQUISADORAS DE UM DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DA UFPR: ATRAVESSAMENTOS DOS BINARISMOS DE GÊNERO | |
Amanda Cristina Foetsch, Emerson Rolkouski |
EPISÓDIOS HISTÓRICOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA COMPREENSÕES DOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA: UM ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM QUÍMICA | |
Isis Lidiane Norato Souza, Joanez Aires, Roberto Gonçalves Barbosa |
NATUREZA DAS CIÊNCIAS A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA DE FLECK: EPISÓDIOS HISTÓRICOS DE QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO | |
Estefano Poletto da Silva, Joanez Aparecida Aires, Roberto Gonçalves Barbosa |
ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA CELA DE AULA: A UTILIZAÇÃO DA NATUREZA DA CIÊNCIA PARA ABORDAGEM DE HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO CÁRCERE | |
Rodrigo Da Vitória Gomes, Joanez Aparecida Aires, Roberto Gonçalves Barbosa |
PRÁTICAS DIDÁTICAS BASEADAS NO PERFIL TEÓRICO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA À LUZ DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO | |
Lucas Eduardo de Siqueira, Everton Bedin |
DISCURSOS DE PROFESSORES SOBRE INOVAÇÃO E O ENSINO DE CIÊNCIAS EM UMA SALA DE INOVAÇÃO GOOGLE DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM FORTALEZA | |
Francisco Hayson Ferreira Gomes, Sérgio Camargo |
SOFTWARES E SIMULADORES EDUCACIONAIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO ESTADO DO PARANÁ: MAPEANDO A FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOS PROFESSORES/AS FORMADORES/AS | |
Douglas Guerhart dos Santos, Marcelo Valério |
FIRST LEGO LEAGUE (FLL) E OS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DOS RESULTADOS DE APRENDIZAGEM OBTIDOS POR EQUIPES PARTICIPANTES DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CURITIBA | |
Julia Rodoniski Padeski Rodoniski, Maria das Graças Cleophas |
AGIR NA PRAÇA: ENCONTROS, ATENÇÕES, EDUCAÇÕES | |
Thalita Alves Sejanes, Kátia Maria Kasper |
O papel dos museus de ciências na formação inicial de professores de Química | |
Luciane Jatobá Palmieri, Camila Silveira |
A APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA POR CRIANÇAS NO MUSEU DA VIDA DE CURITIBA - PR | |
Thayse Geane Iglesias da Silva, Camila Silveira da Silva |
‘MOSQUITO EM FOCO’: ROLE-PLAYING GAME E EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NO LABMÓVEL ZIKABUS | |
Daniela Hostin, Emerson Joucoski, Rodrigo Arantes Reis |
H2MULHER: TRAJETÓRIAS DAS PESQUISADORAS LAUREADAS PELO "PROGRAMA L'Oréal-UNESCO-ABC PARA MULHERES NA CIÊNCIA" EM QUÍMICA NO BRASIL | |
Gabriela Ferreira, Camila Silveira |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .