Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, VIII Simpósio de Design Sustentável/Symposium on Sustainable Design

Tamanho da fonte: 
DESIGN ORIENTADO À INOVAÇÃO SOCIAL: DESAFIOS E PERSPECTIVAS FUTURAS PARA A EDUCAÇÃO EM UM CONTEXTO PANDÊMICO.
CRISTIANE RAMOS, JAQUELINE COMPARIM, KARINE FREIRE

Última alteração: 16-11-2021

Resumo


Ao aumentar o abismo social entre estudantes de escolas particulares e públicas, a crise pandêmica agravou problemas sociais existentes, escancarando as desigualdades brasileiras e revelando que suas consequências não atingem a todos da mesma forma. Diante disso, o objetivo deste estudo é dissertar sobre a relevância do Design Estratégico como agente propulsor de transformação, por meio da estratégia de semeadura, vislumbrando a inovação social na educação. O desenvolvimento se dá por meio de uma abordagem indutiva, de natureza exploratória, pela coleta de dados secundários sobre o impacto da pandemia na educação, e através das obras de Ezio Manzini, Anna Meroni e Francesco Zurlo. Também se dá pela análise de soluções já existentes através de referências de projetos sociais desenvolvidos visando à equidade em comunidades vulneráveis. Para finalizar, este estudo apresenta quatro eixos que podem ser o ponto de partida para disseminar sementes de inovação social, visando à construção de modelos de serviços sociais inovadores que possam refletir em um mundo mais justo e inclusivo.

Palavras-chave


Design Estratégico; Semeadura; Educação; COVID-19.

Texto completo: PDF