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AS DIRETRIZES DA SUSTENTABILIDADE E SUAS INCONGRUÊNCIAS
Última alteração: 16-11-2021
Resumo
O presente artigo apresenta as incongruências das diretrizes da sustentabilidade percebidas no exercício de docência na disciplina de Design para a Sustentabilidade. Por meio de revisão assistemática e sistemática da bibliografia foram selecionados métodos para o desenvolvimento de projetos com ênfase nesse tema. Os resultados da aplicação das atividades na sala de aula foram analisados por meio de cruzamentos das experiências, possibilitando fazer uma relação de incongruências das diretrizes utilizadas nos projetos. Com o resultado dessa análise estabeleceu-se uma postura mais crítica e com melhor discernimento dos desafios de se criar projetos voltados ao desenvolvimento sustentável. Além disso, existe a percepção de que projetos apresentados como sustentáveis no mercado são somente soluções convenientes aos fabricantes, que se valem do atendimento de algumas diretrizes, mas em uma análise mais holística e criteriosa apresentam apenas soluções paliativas. As empresas apresentam os benefícios para a sustentabilidade sob a ótica de algumas diretrizes, mas poucos apresentam o efeito “rebound” que pode, em consequência, anular tais benefícios. O aprimoramento do entendimento do uso das diretrizes, bem como a percepção de que estas carregam em si algumas incongruências, como também a consciência e questionamento desta questão, potencializam a formação de melhores profissionais para atuarem na sociedade.
Palavras-chave
Diretrizes da sustentabilidade; Ensino; Potencial omissão por imprecisão
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