Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, VIII Simpósio de Design Sustentável/Symposium on Sustainable Design

Tamanho da fonte: 
PEGADA NAS ESCOLAS
JULIANA RAMOS FERNANDES, JULIANA CORRÊA DA COSTA, NATHÁLIA PASSOS DE MENEZES, BEANY GUIMARÃES MONTEIRO

Última alteração: 16-11-2021

Resumo


Neste artigo será apresentado o projeto de extensão Pegada nas Escolas: uma ação trandisciplinar de educação não formal dirigida aos estudantes do sexto ao nono ano de escolas públicas do Rio de Janeiro, desenvolvido pelo LabDIS (Laboratório de Design, Inovação e Sustentabilidade) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O principal objetivo do Pegada é desenvolver soluções para o dia a dia escolar, em torno de seis temas: alimentação, lixo, transporte, energia, consumo e água. A metodologia está organizada nas seguintes etapas: Deflagração do projeto na escola e definição do tema a ser abordado, Problematização, sobre o tema definido e contextualização de acordo com a realidade escolar, Cálculo da Pegada, que calcula o impacto do tema no contexto de estudo, Busca de Iniciativas Existentes, que realiza a pesquisa de soluções para o tema em outros contextos e as etapas finais de Desenvolvimento da solução para a escola, avaliação, ajuste, implementação e encerramento do projeto. Nesse artigo será abordada a implementação do Projeto, de forma remota, durante a pandemia da COVID-19, e os principais resultados alcançados na edição de 2019/2021.

Palavras-chave


Design; Sustentabilidade; Escolas.

Texto completo: PDF