Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, VIII Simpósio de Design Sustentável/Symposium on Sustainable Design

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IDENTIDADE CULTURAL, DESIGN E CONSUMO: MARCAS LOCAIS E SUSTENTABILIDADE
NADJA MARIA MOURÃO, ROSILENE CONCEIÇÃO MACIEL, ANA CÉLIA CARNEIRO OLIVEIRA

Última alteração: 16-11-2021

Resumo


Este trabalho aborda a temática do design para o comportamento sustentável, a partir da análise de marcas locais em comunidades, considerando os aspectos materiais visíveis que garantem os aspectos intangíveis, construídos no imaginário social. Pelo método qualitativo, realiza-se um levantamento de dados, precedido da revisão bibliográfica. Foram analisadas as marcas dos projetos sociais "Milagre Sertão", "Felipe-Buffet Quilombola" e "Águas Doce". Verificou-se que, nestes projetos, os o design atuou como mediador na consolidação de imagens identitárias, ao se apropriar dos elementos simbólicos e identificadores das comunidades locais, garantindo uma comunicação e um reconhecimento de seus valores materiais e imateriais. É um valor que deve ser agregado às marcas tendo em vista o posicionamento e a imagem construída e o seu território. Considera-se que a construção de identidades está intrinsecamente vinculada ao domínio da cultura e a sua comunicação com o mundo. Portanto, as práticas sustentáveis são valores reconhecíveis e imprescindíveis na comunicação de marcas locais, pelo valor inestimável na sociedade contemporânea.

Palavras-chave


Design; Comunicação; Identidade Cultural; Consumo; Território.

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