Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, VIII Simpósio de Design Sustentável/Symposium on Sustainable Design

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DESIGN E IDENTIDADE CULTURAL: O PAPEL DO PROFISSIONAL NA VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL
ANA LUÍSA TREVISAN DOS SANTOS, CAROLINA CARRIJO COSTA, CAROLINA FERNANDES VAZ, VIVIANE DOS GUIMARÃES ALVIM NUNES, SAMUEL BORGES BARBOSA

Última alteração: 16-11-2021

Resumo


No contexto de mundo capitalista, globalizado e cada vez mais homogeneizado, a cultura se torna uma ferramenta de suma importância no reconhecimento e valorização das identidades territoriais. Nesse sentido, os profissionais de design e arquitetura possuem um papel fundamental na articulação de projetos que promovam a cultura e os valores locais, fugindo da lógica consumista de replicação. O objetivo do artigo é entender o papel de profissionais de arquitetura e design na valorização da cultura e identidade locais. De natureza qualitativa exploratória, a metodologia incluiu a revisão de literatura sobre os temas identidade cultural e artefatos, globalização e homogeneização cultural e design, identidade e território. A partir desses conceitos, foram analisados três estudos de caso que apresentam o papel do projetista agindo em comunidades para produção de artefatos. Conclui-se que o projetista de fato possui um papel muito importante ao lidar com produtos culturais. Em dois dos casos analisados, os profissionais promoveram a valorização da cultura, tradição e recursos locais, trabalhando em ações cujo benefício foi revertido à comunidade. No entanto, em um dos casos, percebeu-se que os artefatos produzidos não carregavam a identidade local da forma esperada e a cultura acabou sendo utilizada para reproduzir uma lógica consumista.

Palavras-chave


Design e identidade cultural; Homogeneização do consumo; Valorização do território; Produção de artefatos

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