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DESIGN E CIDADES: ESPAÇOS PÚBLICOS E A RELAÇÃO COM A MOBILIDADE URBANA ATIVA
Última alteração: 16-11-2021
Resumo
Este artigo apresenta a fase exploratória do projeto de pesquisa “Estratégias de design para promoção da mobilidade urbana ativa” desenvolvida no Programa de Iniciação Científica do Departamento de Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O trabalho começou a ser desenvolvido com discussões semanais, lendo textos de base e realizando mapeamentos de trajetos individuais em busca de pontos de conexão. Durante o processo, foi utilizada a ferramenta de revisão bibliográfica assistemática a partir de palavras-chave relacionadas à mobilidade ativa, mobiliário urbano, pedestres e bicicletas. A busca ajudou a identificar estratégias de design em projetos, assim como sua relação com o direito e desenvolvimento da cidade, planejamento urbano e inovação social. Os resultados permitiram a identificação de conceitos convergentes acerca do tema, reforçando a importância das funções práticas, estéticas e simbólicas dos mobiliários urbanos existentes nas cidades para sua utilização efetiva. Esses conceitos fornecem subsídios teóricos para o desenvolvimento da próxima etapa da pesquisa, a fase de campo.
Palavras-chave
Design, Mobilidade urbana ativa; Espaços públicos; Cidade; Design ativismo.
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