Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Consórcio Mestral e Doutoral da Rede de Gestão da Informação e do Conhecimento

Tamanho da fonte: 
UM ESTUDO SOBRE INFLUENCIADORES DIGITAIS: COMPORTAMENTO DIGITAL E IDENTIDADE EM TORNO DE MARCAS DE MODA E BELEZA EM REDES SOCIAIS ONLINE
Jenifer Daiane Grieger

##manager.scheduler.building##: Campus Jardim Botânico da UFPR
##manager.scheduler.room##: 103
Data: 29-06-2018 10:30  – 12:30
Última alteração: 15-08-2018

Resumo


Este projeto se propõe a estudar os influenciadores digitais, identificando e descrevendo como se dá a construção identitária em torno de marcas do segmento de moda e beleza brasileiras na Internet promovidas por influenciadores digitais. Os influenciadores digitais usam seus perfis para conversar com seu público sobre pautas cotidianas, o que inclui hábitos de consumo, comportamentos, estilo de vida etc. Propondo um estudo exploratório, utilizando como instrumento a netnografia, que trata das mediações tecnológicas adotadas no contexto social e transpostas para os ambientes digitais em rede aos procedimentos clássicos da pesquisa, o estudo tem objetivo de: 1) compreender a configuração atual do mercado de influenciadores de redes sociais online no segmento de moda e beleza no Brasil; 2) investigar o comportamento digital de influenciadores digitais e seus seguidores; 3) analisar as interações entre seguidores e influenciadores digitais; 4) identificar e caracterizar elementos de construção identitária em torno de marcas a partir das interações entre influenciadores e outros atores sociais na rede.

Palavras-chave


Influenciadores digitais; Redes sociais; Comportamento digital

Referências


BARQUETTE, Stael; CHAOUBAH, Alfredo. Pesquisa de Marketing. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

BOTELHO FRANCISCO, Rodrigo Eduardo. Netnografias da Comunicação em Rede: por uma antropologia do comportamento digital. In: AZEVEDO JUNIOR. A. C. et al.Reflexões sobre mídia e consumo/organizada. Curitiba, Syntagma Editores, 2018.

SCHUMPETER, Joseph Alois. A teoria do desenvolvimento econômico. 2ª Ed. São Paulo; Nova Cultura, 1984.

COBRA. Marcos. Administração de marketing no Brasil. 3. ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2009

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KOTLER, Philip. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber: Autor: Philip Kotler. 12. ed., São Paulo: Campus, 2003.

LAS CASAS. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 8. ed., São Paulo, atlas 2009.

MARCONI e LAKATOS. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução, amostra e
técnicas, elaboração, análise e interpretação de dados. 4. ed., São Paulo: Atlas, 1999

MOTTA, Fernando C. Prester. Teoria geral da administração: uma introdução. 22. ed., São
Paulo: Pioneira, 2001.

MOURA, Maria Aparecida. Netnografia: a realidade social sob o véu digital. In: ARAUJO, Ronaldo Ferreira. Estudos métricos da informação na web: atores, ações e dispositivos informacionais. Maceió, EDUFAL 2015.

SAFKO, Lon; BRAKE D.K. . A bíblia da mídia social. 1ª. ed. São Paulo: Blucher, 2010.

TEIXEIRA FILHO, Clóvis. Comunicação e consumo no contexto digital: o comportamento mediado e midiatizado. In: AZEVEDO JUNIOR. A. C. et al.Reflexões sobre mídia e consumo/organizada. Curitiba, Syntagma Editores, 2018.

YOUPIX. Influencers market 2016. youpix.com, 2018. Disponível em: < https://medium.youpix.com.br/pesquisa-youpix-influencers-market-2016-23a71e50fa13>. Acesso em: 10 mar. 2018.


Texto completo: PDF