Políticas das Modalidades

Acessibilidade e Tecnologia Assistiva em Unidades de Informação

Na Sociedade da Informação e do Conhecimento a informação, nos diferentes suportes e formatos, deve ser acessível para todos os cidadãos atendidos em suas necessidades de busca nas unidades de informação. A informação pode ser recuperada em diferentes fontes pessoais, institucionais, documentais, bibliográficas e tecnológicas e em diversos suportes bibliográficos, digitais, sonoros, imagéticos, dentre outros, contemplando a universalidade e atendendo às diferenças e diversidades sociais, educacionais, informacionais e de aprendizagem. As Tecnologias Assistivas sao o conjunto de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais para  promover Qualidade de Vida e Inclusão Sociodigital das pessoas com deficiência. Esta sessão temática tem a proposta de possibilitar a discussão do tema Acessibilidade e Tecnologia Assistiva em Unidades de Informação no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão e na atuação na sociedade com foco na gestão, no empreendedorismo e na inovação.

Diretores
  • Lizandra Estabel, Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS. Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre.
  • Eliane Moro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Gestão da Informação e do Conhecimento

Discussão de questões fundamentais relacionadas à informação estratégica no contexto organizacional. Abordagem da informação como ativo organizacional estratégico. Análise dos construtos relacionados Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva. Análise do impacto da adoção da Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva na atividade organizacional, sobretudo em relação às incertezas provenientes do ambiente interno e externo. Análise e diferenciação das tipologias relativas aos ativos intangíveis informacionais, em especial à inteligência organizacional.

Diretores
  • Lillian Alvares, Universidade de Brasília (UnB)
  • Andréa Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Informação, Direito e Inovação

Contempla estudos teóricos e empíricos sobre elaboração de estratégias, critérios e parâmetros para a implantação célere, segura e efetiva, por parte de Instituições científicas, tecnológicas e de Inovação Públicas- ICTs Públicas- das medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica nos termos do novo Marco Legal da Ciência Tecnologia e Inovação (Emenda Constitucional n.85/2015 – Lei n. 13.243/2016 – Decreto n. 9.283/2018), bem como a proteção de informação e os processos decorrentes de tais para a inovação tecnológica.

Diretores
  • Camila de Araújo, Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Marcelo Minghelli, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Informação, Estratégia, Empreendedorismo e Inovação

Estudos teóricos e práticos que contemplem questões relacionadas à informação, estratégia, empreendedorismo e inovação. Discussões que tratem da importância da informação no ambiente do empreendedorismo e da inovação.

Diretores
  • Leticia Molina, Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Antônio Silva Júnior, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Iniciação Científica e Empreendimentos Juniores em Informação

Resultados de projeto de iniciação científica ou tecnológica. Empreendedorismo júnior em âmbito universitário. Experiências inovadoras e empreendedoras na pesquisa, ensino e extensão em nível de graduação. Trabalho acadêmico desenvolvido por discente de graduação desde que orientado ou supervisionado por docente.

Diretores
  • Cezar Karpinski, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Marta Valentim, Universidade Estadual Paulista - Unesp
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Interdisciplinaridades em Ciência da Informação

Estudos teóricos e aplicados relacionados à gestão da informação e do conhecimento, estratégia, empreendedorismo e inovação, em intersecção com o campo da Ciência da Informação. Investigações sobre instrumentos, processos e produtos aplicados à gestão estratégica da informação, que permitam pensar inter e transdisciplinarmente os saberes, fazeres e práticas da Ciência da Informação.

Diretores
  • Rogério de Araújo Jr., Universidade de Brasília - UnB
  • Lais Oliveira, Universidade Federal de Goiás - UFG
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Consórcio Mestral

O Consórcio Mestral busca contribuir com o aprimoramento das pesquisas desenvolvidas por mestrandos nos Programas de Pós-Graduação vinculados à Rede GIC. No evento, os participantes terão um espaço privilegiado para apresentação e discussão de seus trabalhos em andamento, recebendo análises de especialistas convidados, que constituirão bancas examinadoras informais, reunidas por eixos temáticos e convergentes com as propostas apresentadas. Além dos benefícios diretos para os aspectos teórico-metodógicos os participantes estarão envolvidos num ambiente muito particular de troca de ideias e intercâmbio, configurando-se como um momento especializado de imersão acadêmica.

Diretores
  • Antonio Andrade, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Ana Cândido, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares

Consórcio Doutoral

O Consórcio Doutoral busca contribuir com o aprimoramento das pesquisas desenvolvidas por doutorandos nos Programas de Pós-Graduação vinculados à Rede GIC. No evento, os participantes terão um espaço privilegiado para apresentação e discussão de suas teses, recebendo análises de especialistas convidados, que constituirão bancas examinadoras informais, reunidas por eixos temáticos e convergentes com as propostas apresentadas. Além dos benefícios diretos para discussão dos problemas, hipóteses e os aspectos teórico-metodógicos, os participantes estarão envolvidos num ambiente muito particular de troca de ideias e intercâmbio, configurando-se como um momento especializado de imersão acadêmica.

Diretores
  • Maria do Carmo Freitas, Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Mônica Nassif, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Verificado Submissões Abertas Verificado Avaliada pelos Pares


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .