##manager.scheduler.building##: Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação - FABICO/UFRGS
##manager.scheduler.room##: Auditório II
Data: 19-06-2019 04:30 – 06:30
Última alteração: 03-06-2019
Resumo
Apresenta resultados parciais de pesquisa em andamento intitulada “Mapeamento das fontes de informação das ações conjuntas entre Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Empresa de Pesquisa em Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – EPAGRI para o desenvolvimento do Cultivo de Mexilhão Perna perna (Linnaeus, 1758) em Florianópolis (1986 a 1996). O objetivo geral é mapear e construir um guia de fontes de informação sobre cultivo de deste tipo de molusco bivalve endêmico da região da grande Florianópolis. A pesquisa é de caráter documental, exploratória e quali-quantitativa que se baseou em buscas por fontes de informação bibliográfica no Repositório Institucional da UFSC e no Currículo Lattes dos professores ainda atuantes no Departamento de Engenharia de Aquicultura da mesma instituição. Foram recuperadas e selecionadas trinta publicações dos docentes em seus currículos, três trabalhos de conclusão de curso de graduação e duas dissertações de mestrado sobre o assunto no repositório institucional da UFSC, todos no recorte temporal proposto. Com estes dados parciais percebeu-se que existe um contingente de publicações dispersas e que precisam ser mapeadas e analisadas. Conclui-se que os resultados iniciais justificam a proposta de aplicação das outras etapas do projeto que culminará em um guia para auxiliar o usuário na busca por este tipo de fonte de pesquisa.
Palavras-chave
Referências
CALDERON, W. R. et al. O processo de gestão documental e da informação arquivística no ambiente universitário. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 3, p.97-104, set./nov. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v33n3/a11v33n3.pdf. Acesso em: 26 ago. 2018.
CUNHA, M. B. Para saber mais: fontes de informação em ciência e tecnologia. 2.ed. Brasília: Briquet Lemos, 2016.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
MAGALHÃES, A. R., FERREIRA, J. F., GUZENSKI, J. Relatório das atividades desenvolvidas pelo convênio ACARPESC/SAAI - UFSC para o cultivo de mexilhões - FASE1. Florianópolis: [s.n.], v.1, 1990.
MAGNAVITA, A., SCORVO FILHO, J. D., BASTOS, A.A. et al. Apoio ao desenvolvimento do cultivo de moluscos bivalves no Brasil. Rio de Janeiro: FIPERJ, 1989.
NASCIMENTO, N. M. do. et al. Gerenciamento dos fluxos de informação como requisito para preservação da memória organizacional: um diferencial competitivo. Perspectiva em Gestão em Conhecimento, João Pessoa, v.6, p.29-44, janeiro.2016. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc. Acesso em: 30 ago. 2018.
ROSA, R. C. Impacto do Cultivo de Mexilhões nas Comunidades Pesqueiras de Santa Catarina. 1997. Dissertação (Mestrado em Aquicultura) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Santa Catarina, 1997.