Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação

Tamanho da fonte: 
METODOLOGIA DE SISTEMAS FLEXÍVEIS APLICADA AO TREINAMENTO EM UM ÓRGÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA
João Daniel Coelho Junior, Ana Clara Cândido

##manager.scheduler.building##: Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação - FABICO/UFRGS
##manager.scheduler.room##: Auditório II
Data: 19-06-2019 04:30  – 06:30
Última alteração: 03-06-2019

Resumo


Esta pesquisa estudou o gerenciamento das informações relacionadas ao treinamento continuado de armamento e tiro em um órgão de segurança pública de uma região específica. O treinamento e a capacitação constante dos colaboradores nas organizações são importantes para que estes colaboradores possam atingir as competências esperadas pelas organizações. O treinamento de armamento e tiro envolve um grande número de dados (ex. tipo de armamento, participantes do treinamento, periodicidade, etc.) e uma gestão eficiente destes dados pode gerar informações estratégicas para o órgão. Este estudo pretende propor melhorias para uma gestão de informações relacionadas ao treinamento continuado mais eficiente em um órgão de segurança pública, por intermédio da aplicação da Metodologia de Sistemas Flexíveis. Esta Metodologia é utilizada para solução de problemas complexos e propõe um caminho de sete estágios divididos entre mundo real e mundo sistêmico. Nos primeiros estágios da metodologia foi utilizada uma pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas aplicadas aos gestores de sete unidades do órgão de segurança pública pesquisado. Foi desenvolvida uma proposta de software com serviços para o órgão que, a partir da gestão das informações, poderá contribuir para as rotinas organizacionais e decisões estratégicas do órgão.

Palavras-chave


Metodologia de Sistemas Flexíveis; Sistema de Informação; Segurança Pública; Treinamento

Referências


BELLINI, C. G. P.; RECH, I.; BORENSTEIN, D. Soft Systems Methodology: uma aplicação no “pão dos pobres” de Porto Alegre. RAE eletrônica, v. 3, n. 1, p. 1–22, 2004.

 

BRASIL. Ministério de Estado da Justiça e Ministério de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.Portaria Interministerial nº 4.226 de 31/12/2010. Estabelece Diretrizes sobre o Uso da Força pelos Agentes de Segurança Pública.Diário Oficial da União de 03/01/2011 (nº 1, Seção 1, pág. 27).

 

CHECKLAND, P. Systems Thinking in Management : the Development of Soft Systems Methodology for Real-World Problem Solving.Self Organisation and Management of Social Systems, p. 94–104, 1984.

 

CHECKLAND, P. Systems thinking, systems practice: Includes a 30-Year Retrospective. Chichester: John Wiley & Sons, 1993.

 

CHOO, C. W. Gestão da Informação para Organização Inteligente: A arte de explorar o meio ambiente. Lisboa: Editora Caminho, 2003.

 

COELHO, E. M. Gestão do conhecimento como sistema de gestão para o setor público. Revista do Serviço Público, v. A. 55 No 1, p. 89–115, 2004.

 

COSTA, S. M. S. Metodologia de Sistemas Flexíveis aplicada a estudos em Ciência da Informação: uma experiência pedagógica.Transinformação, v. 15, n. 2, p. 259–271, 2003.

 

FURUIE, L. M. A. Melhoria na segurança pública com treinamento continuado do policial militar em estande de tiro modelo:elaboração de modelo de avaliação e melhoria da qualidade. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

 

GUIMARÃES, A. Falta de treinamento e cultura atrasada estão por trás de erros policiais, dizem especialistas. UOL Noticias, 2010. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2010/07/27/profissionais-miojo-e-cultura-atrasada-estao-por-tras-dos-erros-policiais-dizem-especialistas.htm. Acesso em: 01 set. 2018.

 

JAMES, L. M.; P. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como uma ferramenta estratégica. Rio de Janeiro: Campus, 1994.

 

MACIEL, F.; MARCIS, J.; BORSOI, J. R. A Importância Da Gestão Do Conhecimento Para As Organizações. Synergismus scyentifica UTFPR, v. 03, n. 1, p. 1–4, 2008.

 

MICHELLE, A. et al. Treinamento e Desenvolvimento como parceiros da empregabilidade e sustentabilidade da organização. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, v. 2, n. 1, p. 25–36, 2014.

 

MOTTA, P. R. M. O estado da arte da gestão pública introdução. Revista de Administração de Empresas, v. 53, n. 1, p. 82–90, 2013.

 

REZENDE, D. A.; ABREU, A. F. Tecnologia da Informação Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. 9a Ed. Rev ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2013.