Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação

Tamanho da fonte: 
ESTUDO COMPARATIVO SOBRE A APLICAÇÃO DO SOFT SYSTEMS METHODOLOGY – SSM NO PROCESSO DE AFASTAMENTO DE SIGILO BANCÁRIO COM ENFOQUE NA GESTÃO DO CONHECIMENTO E GOVERNANÇA DA INFORMAÇÃO
Neusa Rejane Pinheiro de Carvalho Haltenburg, William Barbosa Vianna

##manager.scheduler.building##: Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação - FABICO/UFRGS
##manager.scheduler.room##: Auditório II
Data: 19-06-2019 04:30  – 06:30
Última alteração: 03-06-2019

Resumo


O trabalho proposto tem por objetivo verificar a aplicabilidade de uma ferramenta de gestão utilizada no artigo “Soft Systems Methodology: uma aplicação no Pão dos Pobres de Porto Alegre”ao processo de Afastamento de Sigilo Bancário, com enfoque na Gestão do conhecimento e Governança da Informação. Tratou-se de um estudo descritivo e bibliográfico, que visou analisar as atividades desenvolvidas no Processo de Afastamento de Sigilo Bancário, com os respectivos atores envolvidos. O trabalho resultou na viabilidade da abordagem da metodologia Soft System Methodology (SSM) ao processo de afastamento de sigilo bancário. São várias etapas da aplicação da metodologia e a partir da apresentação das etapas verificou-se o fluxo da informação com o objetivo de auxiliar a gestão do conhecimento no processo de afastamento de sigilo bancário, proporcionado pela visão sistêmica obtida do processo. A Etapa de sugestões de melhorias, propostas e recomendações geram impacto na governança da informação, complementando com direcionamento das ações.

Palavras-chave


Soft Systems Methodology; Gestão do conhecimento: Afastamento Sigilo Bancário.

Referências


ANDRADE, A. L.; SELEME, A., RODRIGUES, L.H., SOUTO, R. Pensamento Sistêmico: Caderno de Campo: O Desafio da Mudança Sustentada nas Organizações e na Sociedade. Porto Alegre: Bookman, 2006.

ARÊAS, D. B.; LINS, M.E. Aplicando a soft systems methodology a um projeto de extensão universitária, XVII Simpósio de Pesquisa Operacional e Logística da Marinha, Blucher Marine Engineering Proceedings, Volume 1, p. 3, 2014.

BELLINI, C.G. P.; RECH, I.; BORENSTEIN, D. Soft Systems Methodology: uma aplicação no “Pão dos Pobres” de Porto Alegre. RAE-eletrônica, v.3, n.1, 2004.

CHECKLAND, P. Systems Thinking, Systems Practice. Chichester, UK: Wiley. 1999.

LUNARDI, G.L.; HENRIQUE, J. Aplicação da “Soft Systems Methodology” na avaliação de um programa de pós-graduação em administração: perspectiva do Corpo discente, REAd – Edição 28 Vol. 8 No. 4, jul-ago., 2005.

PETERS, B. G. What is Governance? 2015, Disponível em: <https://portal.tcu.gov.br/controle-externo/normas-e-orientacoes/tecnicas-estudos-e-ferramentas-de-apoio/>. Acesso em: 29 jan. 2019.

TARAPANOFF, K. (Org.). Inteligência, informação e conhecimento. Brasília: IBICT,UNESCO, p. 253, 2006.

VENTURI, M. J., OLIVEIRA, M. R., Andrade, D. A., Medeiros, D. G. Aplicação da Metodologia SSM (Soft Systems Methodology) na dinâmica do fluxo de informações da Área de Logística em uma cervejaria. I Congresso Brasileiro de Sistemas, Ribeirão Preto, p.3, 2005.