Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação

Tamanho da fonte: 
FATORES DE ENGAJAMENTO E CONFIANÇA NO MARKETING DE CONTEÚDO: REVISÃO TEÓRICA
Guilherme Zanotto Lofrano, Taiane Ritta Coelho, Rodrigo Eduardo Botelho-Francisco

##manager.scheduler.building##: Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação - FABICO/UFRGS
##manager.scheduler.room##: Auditório III
Data: 19-06-2019 04:30  – 06:30
Última alteração: 03-06-2019

Resumo


Estudo sobre Marketing de Conteúdo. Visa identificar na literatura os fatores que influenciam no engajamento e na confiança em conteúdos disponibilizados por empresas na internet como forma de marketing. Realiza revisão sistemática em artigos relacionados com o tema de quatro repositórios de dados, sendo dois nacionais e dois internacionais. Identifica 12 fatores que influenciam o engajamento e a confiança no marketing de conteúdo feito na internet, sendo eles divididos em três categorias: tipo do conteúdo, formato e relevância. Verifica que carência de pesquisas que estudam especificamente fatores de confiança no marketing de conteúdo. Conclui que existe possibilidade de avanços no estudo sobre o tema, principalmente com avaliações dos fatores identificados junto a especialistas em marketing de conteúdo e pessoas que interagem com conteúdos no dia a dia.

Palavras-chave


Marketing de Conteúdo; Marketing Digital; Interação com Conteúdo Digital

Referências


BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2016: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. – Brasília: Secom, 2016. Disponível em: < http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e- qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2016.pdf/view>. Acesso em: 01 maio 2018.

DUPLESSIS, C. The role of content marketing in social media content communities. Sa Journal Of Information Management, [s.l.], v. 19, n. 1, p.1-7, 5 oct. 2017. AOSIS.

FAŠKOVÁ, V.; KRETIKOVÁ, E. ONLINE AND OFFLINE CONSUMER. Marketing Identity: Digital Life – part II, Trnava, p.53-65, nov. 2015.

GALVÃO, T. F.; PEREIRA, M. G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, [s.l.], v. 23, n. 1, p.183-184, mar. 2014. Instituto Evandro Chagas.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GUTIÉRREZ-CILLÁN, J.; CAMARERO-IZQUIERDO, C.; JOSÉ-CABEZUDO, R. S. How brand post content contributes to user's Facebook brand-page engagement. The experiential route of active participation. Brq Business Research Quarterly, [s.l.], v. 20, n. 4, p.258-274, oct. 2017.

KARAFFOVÁ, D.; KUSÁ, A. Influence of content marketing on digital consumer. Marketing Identity: Digital Life – part II, Trnava, p.80-91, nov. 2015.

LEI, S. S. I.; PRATT, S.; WANG, D. Factors influencing customer engagement with branded content in the social network sites of integrated resorts. Asia Pacific Journal Of Tourism Research, [s.l.], v. 22, n. 3, p.316-328, nov. 2016.

LIN, H.; SWARNA, H.; BRUNING, P. F. Taking a global view on brand post popularity: Six social media brand post practices for global markets. Business Horizons, [s.l.], v. 60, n. 5, p.621-633, sep. 2017.

PEÇANHA, V. O que é Marketing Digital?: Entenda o conceito e aprenda agora mesmo a fazer. 2018. Disponível em: <https://marketingdeconteudo.com/marketing- digital/>. Acesso em: 30 maio 2018.

RESULTADOS DIGITAIS (Santa Catarina). Marketing Digital. Disponível em: <https://resultadosdigitais.com.br/marketing-digital/>. Acesso em: 30 maio 2018.

RESULTADOS DIGITAIS (Santa Catarina). MARTECH 2018. 2018. Pesquisa realizada em parceria com a Rock Content. Disponível em: <https://s3.amazonaws.com/rd-marketing-objects/martech-2018/relatorio-martech-2018.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2018.

SCHAEFER, M. Content Shock: why content marketing is not a sustainable strategy. 2014. Disponível em: <https://www.businessesgrow.com/2014/01/06/content-shock/>. Acesso em: 01 maio 2018.

SCHULTZ, C. D. Proposing to your fans: Which brand post characteristics drive consumer engagement activities on social media brand pages?. Electronic Commerce Research And Applications, [s.l.], v. 26, p.23-34, nov. 2017. Elsevier BV.

WEBSTER, J.; WATSON, R. T. Analyzing the past to prepare for the future: writing a  literature review. Mis Quarterly. Minneapolis, p. 13-23. jun. 2002.