Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, II Congresso de Gestão Estratégica da Informação, Empreendedorismo e Inovação

Tamanho da fonte: 
INTERFACES INTERDISCIPLINARES DOS CURSOS DE BIBLIOTECONOMIA, SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Sabrina Martins, Cezar Karpinski

##manager.scheduler.building##: Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação - FABICO/UFRGS
##manager.scheduler.room##: Sala 506
Data: 17-06-2019 04:00  – 05:45
Última alteração: 15-06-2019

Resumo


Este artigo refere-se ao projeto de pesquisa apresentado e aprovado na seleção de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), para ingresso em 2019. A Interdisciplinaridade se mostra como uma possibilidade complementar na formação de profissionais. A pergunta norteadora da pesquisa é se existe alguma evidência interdisciplinar entre os cursos de Biblioteconomia, Ciências da Computação e Sistemas de Informação, uma vez que estas possuem em sua estrutura curricular a tecnologia e a informação. O objetivo é investigar se e como ocorre a interdisciplinaridade entre os cursos de Biblioteconomia, Ciências da Computação e Sistemas de Informação da UFSC, por meio de embasamentos teóricos e na análise dos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPC) de cada curso. O projeto de pesquisa aborda o tema da Interdisciplinaridade no escopo da Educação Superior e Formação Profissional.  O tema será desenvolvido a partir de análise comparativa entre os projetos pedagógicos dos cursos de Biblioteconomia, Ciências da Computação e Sistemas de Informação. Com relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do ponto de vista de seus objetivos, será uma pesquisa descritiva e utilizará como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e documental. O principal resultado deste projeto será a identificação de práticas interdisciplinares entre a Ciência da Informações e outros campos científicos. Espera-se estabelecer um panorama descritivo dos pontos em comum entre as áreas de Biblioteconomia, Ciências da Computação e Sistemas de Informação, no intuito de aproximá-las e potencializar um diálogo entre elas, especialmente no que se refere à formação profissional.

Palavras-chave


Epistemologia; Interdisciplinaridade; Formação Profissional; Informação; Tecnologia

Referências


ANDRADE, V. B.; FONSECA, A. L. Formação continuada do bibliotecário: a importância da capacitação na área da informática para o profissional da informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 21, n. 47, p. 124-144, set. 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2016v21n47p124/32345. Acesso em: 02 jun. 2018.

 

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES, 19, de 13 de março de 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Biblioteconomia. [Brasília], 2002. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES192002.pdf. Acesso em: 15 maio 2018.

 

______. Resolução CNE/CES, 5, de 16 de novembro de 2016. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área da Computação, abrangendo os cursos de bacharelado em Ciência da Computação, em Sistemas de Informação, [...]. [Brasília], 2016. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=52101-rces005-16-pdf&category_slug=novembro-2016-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 maio 2018.

 

CARVALHO, E. C. A natureza social da Ciência da Informação. In: PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro (Org.). Ciência da Informação, Ciências Sociais e Interdisciplinaridade. Brasília: IBICT.1999.183 p.

 

DUARTE, E. N. et al. Gestão da informação e do conhecimento nos currículos dos cursos de biblioteconomia das universidades públicas brasileiras. Ciência da Informação, Brasília, DF, v.45 n.3, p.156-171, set./dez. 2016. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4055/3572. Acesso em: 02 jun. 2018

 

GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176 p.

 

JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: IMAGO. 1976. 220 p.

 

MENEZES, E. M. Pesquisa e suas Classificações. In: ______. Pesquisa Bibliográfica. Florianópolis: CID/CED/UFSC, 2009. 86p.

 

MIRANDA, A. Introdução. In: BAPTISTA, S. G.; MUELLER, S. P. M. Profissional da informação: o espaço e o trabalho. Brasília, DF: Thesaurus, 2004. p. 15-19.

 

MORAES, M. B. A interdisciplinaridade da biblioteconomia a partir da sua historicidade curricular. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação (RBBD), São Paulo, v. 11, 2015. Disponível em:  https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/554.  Acesso em: 03 jun. 2018.

 

ORRICO, E. G. D. Interdisciplinaridade: ciência da informação & linguística. In: PINHEIRO, L. V. R. (Org.). Ciência da Informação, Ciências Sociais e Interdisciplinaridade. Brasília:IBICT.1999. 183p.

 

PINHEIRO, L. V. R.; FERREZ, H. D. Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação. Rio de Janeiro; Brasília: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), 2014. 384p. Disponível em: http://sitehistorico.ibict.br/publicacoes-e-institucionais/tesauro-brasileiro-de-ciencia-da-informacao-1/copy_of_TESAUROCOMPLETOFINALCOMCAPA24102014.pdf Acesso em: 25 maio de 2018.

 

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. 276 p. [eBook]

 

RUBI, M. P.; EUCLIDES, M. L.; SANTOS, J. C. Profissional da informação: aspectos de formação, atuação profissional e marketing para o mercado de trabalho. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 16, n. 1, p. 79-89, 2006. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/11/pdf_3eae59ce17_0012845.pdf . Acesso em: 27 maio 2018.

 

SILVA, J. L. C.; FEITOSA, L. T. Uma análise sobre a identidade da biblioteconomia brasileira: o enfoque da interdisciplinaridade. Biblionline, v. 3, n. 1, 2007. [Não paginado]. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/biblio/article/view/1500/1161. Acesso em: 03 jun. 2018.

 

SILVA, A. K. A. J.; LIMA, I. F. A.; ARAÚJO, C. A. V. Desvelando a interdisciplinaridade da ciência da informação: o enfoque dos alunos do PPGCI/UFMG. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 1, p. 31-44, 2009. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1253/1431.  Acesso em: 03 jun. 2018.