Última alteração: 13-02-2023
Resumo
O engajamento da comunidade prisional no mundo da ciência, à medida em que proporciona ao estudante possibilidades de conhecer a construção do conhecimento científico, desperta vocações para a reinserção do interno na sociedade. Dessa forma, adotar episódios históricos no contexto educacional sob o viés fleckiano pode permitir explorar toda a riqueza das comunicações entre cientistas de diversas áreas que contribuíram para o desenvolvimento e organização desta ciência, explorando os inúmeros benefícios que a educação transformadora e libertadora possibilita e levando o educando privado de liberdade a se reconhecer como sujeito da realidade histórica na qual se encontra inserido. Assim, a presente pesquisa assume um caráter qualitativo, adotando a pesquisa-ação com o objetivo de investigar a utilização da Natureza da Ciência para abordagem de História da Ciência no Ensino de Química no Cárcere à luz do referencial fleckiano, bem como analisar as potencialidades e limites da História da Química para a ressocialização de encarcerados. A pesquisa será desenvolvida em um Centro de Detenção e Ressocialização, localizado em uma cidade no Norte do Estado do Espírito Santo, tendo como participantes 30 internos de uma turma de Primeira Etapa do Ensino Médio, modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Com esse estudo, espera-se obter e elaborar novas atividades acerca de como o Ensino de Química pode ser desenvolvido dentro de um contexto histórico.