Última alteração: 13-02-2023
Resumo
Este trabalho apresenta a pesquisa em desenvolvimento no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR, que tem por objetivo principal desvendar subsídios para práticas de codocência na perspectiva da Educação Inclusiva para o ensino e aprendizagem de matemática por meio do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). A metodologia de pesquisa utilizada é de cunho qualitativo: documental, a partir dos documentos norteadores relacionados ao contexto da instituição pesquisada, legislações e análise bibliográfica das produções científicas sobre codocência e DUA; e de campo, por meio da intervenção pedagógica (DAMIANI, et al., 2013) a ser desenvolvida no decorrer do ano de 2023 em uma instituição de educação profissional. Como resultados parciais da pesquisa documental e bibliográfica percebeu-se o ineditismo da pesquisa e a necessidade de desenvolver ações pedagógicas que promovam a inclusão do maior número de estudantes, independente das suas especificidades.