Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR

Tamanho da fonte: 
EPISÓDIOS HISTÓRICOS COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA COMPREENSÕES DOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA: UM ESTUDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM QUÍMICA
Isis Lidiane Norato Souza, Joanez Aires, Roberto Gonçalves Barbosa

Última alteração: 13-02-2023

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo investigar se e como o estudo de episódios históricos, em um curso de formação de professores de química, pode contribuir para a reflexão destes acerca dos processos de construção da ciência, de modo a lhes possibilitar embasamento teórico e prático que subsidiem suas ações docentes. A abordagem desta pesquisa é qualitativa, com utilização de pesquisas bibliográficas e estudo de caso. Quanto à análise de dados, será utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). Acreditamos que o Ensino de Química precisa estar alinhado aos elementos que contemplem diálogos com a Natureza da Ciência e os fatos que permeiam a sociedade. Dessa maneira, optamos por embasamento teórico a epistemologia de Fleck, a qual nos apresenta um modelo para percebemos os processos de construção do conhecimento científico. Assim, ao olharmos episódios históricos com viés fleckiano, poderemos enxergar os contextos histórico-sociais, culturais, e discuti-los no ensino “de” e “sobre” ciências.


Texto completo: PDF