Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NOS ESTADOS DA FEDERAÇÃO
Pollyana Rosa dos Santos Martins Nóbrega, Roberto Gonçalves Barbosa

Última alteração: 13-02-2023

Resumo


Apresenta-se aqui uma proposta de mapeamento sistemático de pesquisas sobre concepções alternativas e mudança conceitual em Física, elaborada a partir da identificação de artigos publicados em bases de dados e periódicos da área. O movimento construtivista mostra a importância e necessidade de que o processo de ensino e aprendizagem parta do conhecimento prévio dos alunos onde se incluem as concepções alternativas. Compreendendo a necessidade do uso e um melhor entendimento das concepções prévias no ensino e aprendizagem, desenvolveremos nessa pesquisa um mapeamento das pesquisas sobre concepções espontâneas/alternativas sobre diferentes conteúdos de física. O objetivo principal é analisar o que dizem as pesquisas sobre as concepções alternativas e mudança conceitual em relação aos conteúdos de Física. Buscando responder algumas questões como: Quais concepções de conteúdos de Física são mais pesquisadas? O que dizem essas pesquisas? Quais as proposições para a mudança conceitual aparecem nessas pesquisas? Para a realização dessa busca será utilizado como metodologia o mapeamento sistemático de literatura no qual será realizado um conjunto de procedimentos bem definidos e planejados de acordo com um protocolo previamente estabelecido. Esse processo de mapeamento é compreendido como um estudo secundário, pois utiliza-se dos estudos primários para apresentar uma visão ampla sobre determinada temática ou área de pesquisa, possibilitando análises quantitativas e qualitativas dos resultados e geração de evidências.


Texto completo: PDF