Última alteração: 13-02-2023
Resumo
Apresenta-se aqui um projeto de pesquisa de natureza qualitativa que está sendo desenvolvido no âmbito da Educação Indígena, tem como objetivo fundamental analisar os discursos de futuros professores/alunos indígenas do curso de graduação em Ciências Matemática e da Natureza em uma Faculdade Indígena em Mato Grosso acerca do tema Ciências da Natureza. Para a leitura e interpretação dos efeitos de sentidos presentes nos discursos dos sujeitos envolvidos nesse processo serão adotados referenciais teórico-metodológicos embasados em documentos oficiais sobre a Educação Escolar Indígena e na Análise de Discurso de linha francesa, proposta por Michel Pêcheux (2016), bem como em noções derivadas dos estudos deste autor desenvolvidas no Brasil por Orlandi (2020; 2004). Espera-se que o projeto, envolvendo programas de Pós-Graduação em Mato Grosso e no Paraná, construam caminhos que estimulem a democratização e a divulgação do conhecimento científico em relação a formação de professores na educação superior indígena.