Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR

Tamanho da fonte: 
HABILIDADES DE RESOLUÇÃO E FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Sirlene Jesus dos santos Silva, Neila Tonin Agranionih, Alina Galvão Spinillo

Última alteração: 13-02-2023

Resumo


Apresentamos uma pesquisa de Doutorado em desenvolvimento junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná, que tem como objetivo analisar contribuições de uma intervenção pedagógica voltada para a prática de resolução e formulação de problemas matemáticos para o desenvolvimento de habilidades de resolução e formulação de problemas de estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Curitiba. A pesquisa é de cunho quali-quantitativo, do tipo pesquisa intervenção. Participam da pesquisa 42 alunos divididos em dois grupos, sendo, experimental e controle. Os dados foram coletados durante a aplicação do pré-teste, na intervenção e no pós-teste. São analisados por meio de estatística descritiva realizada no programa SPSS 28. A intenção é que a pesquisa venha a contribuir nas aprendizagens relativas à resolução e formulação de problemas, e que auxilie os alunos na superação de suas dificuldades.


Texto completo: PDF