Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR

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PROFESSORES DE CIÊNCIAS BILÍNGUE (LIBRAS - PORTUGUÊS): DA FORMAÇÃO ÀS PRÁTICAS EM UMA ESCOLA BILÍNGUE DE CURITIBA
Maitê Thainara Barth, Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira, Fernanda Luiza de Faria

Última alteração: 13-02-2023

Resumo


A presente pesquisa busca relacionar o percurso formativo às práticas em sala de aula de professores de Ciências que atuam em uma escola bilíngue (Libras - Português) em Curitiba - Paraná. Em uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, pretende-se analisar o Projeto Político Pedagógico, entrevistas com os professores de Ciências bilíngues, análise de planos de aula e observação das aulas. A pesquisa se fundamenta em conceitos e reflexões trazidas por Deleuze e Guattari na Filosofia da Diferença, que percebe o sujeito surdo como potência diante de imposições dominantes como o ouvintismo e o capitalismo. Ainda, temos autores que abordam a surdez (Quadros e Skliar), formação de professores inclusivos (Giroto e Poker) e Ensino de Ciências Inclusivo (Benite e Benite). Espera-se a divulgação de práticas educacionais bilíngues, reflexões sobre o estereótipo de surdez, inclusão, formação de professores bilíngues e Ensino Médio bilíngue.


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