Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR

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POSSIBILIDADES MATEMÁTICAS DECOLONIAIS EM SEUS ASPECTOS INTERCULTURAIS, EPISTEMOLÓGICOS E ETNOMATEMÁTICOS: POR UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMO PRÁTICA SUBVERSIVA
Sandy Aparecida Pereira, Elenilton Vieira Godoy

Última alteração: 13-02-2023

Resumo


O movimento de decolonialidade matemática consiste em uma proposta de mobilização epistemológica. Nesse sentido, o resumo expandido tem como objetivo apresentar como os conceitos decoloniais foram integrados com a Educação Matemática até o momento e perceber quais os avanços possíveis durante o período de desenvolvimento da pesquisa. Metodologicamente, o projeto de pesquisa segue um direcionamento teórico em formato de tese multipaper. Vale ressaltar que os estudos permitem perceber a necessidade de aprofundamentos teóricos voltados para a Educação Matemática, revelando que a decolonialidade ganha evidência no campo educacional, no entanto são escassas as pesquisas teóricas que mostrem outros caminhos matemáticos que decolonizem práticas tão hegemônicas, para além de percursos etnomatemáticos.


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