Última alteração: 13-02-2023
Resumo
Trata-se aqui de uma pesquisa de natureza qualitativa exploratória que tem como objetivo principal compreender as relações entre inovação e ensino de ciências a partir do discurso e das práticas desenvolvidas por professores de ciências que utilizam a sala de inovação Google numa escola pública municipal de Fortaleza. O referencial teórico se aproxima de autores como Huberman (1973), Carbonell (2002), Farias (2006) e Pacheco (2019) para definir o conceito de inovação educacional. Os dados serão construídos a partir de entrevista semiestruturada reflexiva, seguindo Szymanki, Almeida e Brandini (2004), também serão contemplados momentos de observação de sala de aula, conforme orientações de Estrela (1994). Os dados serão analisados utilizando-se a Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016). O aprofundamento nessas discussões poderá identificar possíveis caminhos para dar significado aos espaços de construção do conhecimento nas escolas.