Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR

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POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: NÃO DÁ PARA BRINCAR DE NADA QUE NÃO HÁ MATEMÁTICA
Tamyris Caroline Silva, Tania Teresinha Bruns Zimer

Última alteração: 13-02-2023

Resumo


O estudo discute uma proposta de pesquisa que pretende analisar o que professores percebem sobre o brincar em aulas de Matemática nos anos iniciais, após realizarem uma formação que considera as percepções de crianças. A investigação, de natureza qualitativa, tem como campo de pesquisa uma escola do município de Curitiba e os participantes são professores dos anos iniciais e vinte e quatro crianças de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Considera-se a formação de professores um espaço que instiga o desenvolvimento de práticas valorativas nas escolas, capaz de propiciar discussões sobre o brincar como uma maneira para buscar a aprendizagem lúdica na relação com a matemática. Por fim, aborda-se questões metodológicas do estudo. Para tanto, obteve-se informações com as crianças, utilizando elementos geradores de informações como desenhos, fotografias e rodas de conversas. Pretende-se ainda, obter informações com docentes dos anos iniciais após realizarem uma proposição de formação de professores.


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