Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR

Tamanho da fonte: 
ENSINO DE GEOMETRIA NA ABORDAGEM DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM
Diovana Bzunek, Anderson Roges Teixeira Góes

Última alteração: 13-02-2023

Resumo


A presente pesquisa tem por objetivo analisar práticas pedagógicas que promovam a empatia em estudantes em relação a indivíduos com deficiência nas aulas de matemática. Dessa forma, primeiramente buscamos compreender a conceituação de empatia, bem como, a perspectiva da escola inclusiva e sua aparição na legislação brasileira educacional. Também buscamos entender o Desenho Universal e o Desenho Universal para Aprendizagem e mapear como o Desenho Universal para Aprendizagem aparece nas pesquisas brasileiras envolvendo geometria no ensino fundamental II, entre 2018 e 2022. A pesquisa será de abordagem qualitativa, contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a situação que está sendo investigada, do tipo intervenção pedagógica na disciplina de matemática. O método de análise, organização e reflexão é a modelização. Assim, espera-se com a pesquisa desenvolver conceitos de geometria na abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Uma investigação que envolve o planejamento e a implementação de interferências (mudanças, inovações) destinadas a produzir avanços, melhorias, nos processos de aprendizagem dos sujeitos que delas participam contribui na solução de problemas enfrentados diariamente nas salas de aula.


Texto completo: PDF