Tamanho da fonte:
Conhecimentos docentes sobre Resolução de Problemas no ensino de Matemática nos Anos Iniciais
Última alteração: 13-02-2023
Resumo
Esta investigação tem como objetivo analisar e sistematizar os conhecimentos docentes inerentes à Resolução de Problemas no ensino de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os pilares teóricos que embasam a pesquisa referem-se à aprendizagem da docência e à formação de professores multidisciplinares, aos modelos de conhecimentos docentes, ao ensino de Matemática nos Anos Iniciais e à Resolução de Problemas no ensino de Matemática. Caracterizada como pesquisa qualitativa, o universo a ser investigado são professores multidisciplinares em Formação Inicial, de um Curso de Pedagogia, no decorrer da disciplina de Metodologia do Ensino de Matemática. Foram definidos como instrumentos de coleta de dados a Representação de Conteúdo (CoRe), questionários de perguntas abertas, atividades reflexivas relacionadas com a Resolução de Problemas e a elaboração de um plano de aula direcionado para os Anos Iniciais. Almeja-se, com a Análise Textual Discursiva, sistematizar e caracterizar os conhecimentos docentes acerca da Resolução de Problemas.
Texto completo:
PDF