Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR

Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS DIDÁTICAS BASEADAS NO PERFIL TEÓRICO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA À LUZ DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO
Lucas Eduardo de Siqueira, Everton Bedin

Última alteração: 13-02-2023

Resumo


Diante do atual cenário de pesquisas vinculadas à Educação, o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) é importante para o amplo acesso a uma educação tecnológica. Entretanto, quando essas ferramentas são usadas sem um respaldo metodológico adequado e um planejamento que envolva a complexidade de se ensinar Ciência, as práticas docentes acabam ficando reduzidas a simples atividades que utilizam recursos tecnológicos, não traduzindo os conceitos de forma significativa e reflexiva aos alunos. Nesse campo, via modelo teórico Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), traduzido no Brasil como Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo, evidencia-se que é primordial para a formação docente que a relação entre os conhecimentos pedagógico, científico e tecnológico aconteça. Nessa pesquisa, avalia-se, via oficina tecnológica-pedagógica, realizada em 8 encontros, o uso das metodologias ativas em práticas de ensino tecnológicas baseadas nos princípios do perfil TPACK de Licenciandos em Física.


Texto completo: PDF