Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, XIII Workshop e III Escola de Verão do PPGECM/UFPR

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARTICIPANTES DE GRUPO DE ESTUDO DE AULA
Eduardo Rafael Zimdars, Neila Tonin Agranionih, Tânia Baier

Última alteração: 07-03-2023

Resumo


Discussões sobre a formação continuada de professores foram aventadas nas últimas décadas e o Estudo de Aula (EA) se mostrou como uma possibilidade formativa direcionada para prática letiva e centrada no professor. Os ciclos de EA se desenvolvem a partir de um problema de aprendizagem e, com base nesse problema, de forma colaborativa com os formadores, o grupo de EA faz o planejamento de uma aula de investigação, um dos integrantes ministra a aula e, em seguida, o grupo realiza o trabalho de análise e reflexão dessa aula. Assim, a presente pesquisa tem como pergunta: como o estar em um grupo de EA influencia o ser professor dos integrantes? Desse modo, realizaremos entrevistas com os sete professores do grupo e os formadores, fundamentando-nos na concepção de pesquisa qualitativa de atitude fenomenológica. Em seguida, faremos a transcrição dessas entrevistas na íntegra e as analisaremos por meio das análises ideográfica e nomotética.

 

PALAVRAS – CHAVE: Lesson Study. Formação continuada. Professor que ensina matemática.


Texto completo: PDF