Edição completa
XII WORKSHOP E II ESCOLA DE VERÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA | |
Comissão Organizadora do 12º Workshop e 2ª Escola de Verão |
Linha 1: Formação de Professores que Ensinam Ciências e Matemática
O PAPEL DA DISCIPLINA DE GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS A PARTIR DE DIFERENTES OLHARES | |
Aline de Fátima Cagorni, Elisangela de Campos |
EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UM ESTUDO SOBRE OS CURSOS DE LICENCIATURA DO ESTADO DO PARANÁ | |
Ana Maria de Souza, Marcelo Valério |
MUSEU VIRTUAL COMO RECURSO DIDÁTICO PARA PROMOVER A CO-REGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS AULAS DE CIÊNCIAS | |
Antonio Carlos Santos Júnior, Maria das Graças Cleophas |
O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO DE PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE LIGAÇÕES QUÍMICAS | |
Arilson Silva da Silva, Everton Bedin |
O PAPEL DA MATEMÁTICA ACADÊMICA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA | |
Bianca Aparecida da Costa Santos, Elisangela de Campos |
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PROPOSTA COM MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Cibelli Batista Belo, Tania Teresinha Bruns Zimer |
ESTUDOS DE AULA E APRENDIZAGENS SOBRE FRAÇÕES DE ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Fabiana Farias Xavier Weisheimer, Neila Tonin Agranionih |
A ESCRITA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: A MOBILIZAÇÃO DESTA TENDÊNCIA NO BRASIL | |
Gabriela Allein, Emerson Rolkouski |
O PENSAMENTO COMPUTACIONAL COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM NOVO DESGIN DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM EM FÍSICA E MATEMÁTICA | |
Jeremias Ferreira da Costa, Sérgio Camargo |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO ESPECIALIZADO NECESSÁRIO AO PROFESSOR FORMADOR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
Kauana Sandeski Cunha, Priscila Kabbaz Alves da Costa |
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NO MOVIMENTO DE APRENDER-ENSINAR-MATEMÁTICA | |
Lidiane Conceição Monferino Mancini, Luciane Ferreira Mocrosky |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA DISCENTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA PERSPECTIVA DOS(AS) DOCENTES DE CIÊNCIAS: LIMITAÇÕES E POTENCIALIDADES DE UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CONTINUADA E OFICINAS PEDAGÓGICAS | |
Rafaela Cruz Dias, Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira |
O PCK NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO EM CIÊNCIAS NATURAIS | |
Raquel de Abreu Fochesato Quidigno, Sérgio Camargo, Tania Teresinha Bruns Zimer |
DISCURSOS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS PÓS-BNCC: FORMAÇÃO E PRÁTICA | |
Samuell Nunes Oliveira, Leandro Siqueira Palcha |
RPG COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DE SISTEMAS DE RPG GRATUITOS | |
Welington Haas Hein, Tania Teresinha Bruns Zimer |
Linha 2: Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática
ESTUDANDO AS AULAS PRÁTICAS E O TRABALHO EM GRUPO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS 98 | |
Agnes Levandowski, Sérgio Camargo |
BIOGRAFIA DE MULHERES AMBIENTALISTAS DA GRANDE CURITIBA COMO INSTRUMENTO PARA ELABORAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL | |
Ana Maria Schimanski, Maria das Graças Cleophas |
UMA ANÁLISE DAS METODOLOGIAS ATIVAS A PARTIR DO SEU MOVIMENTO LÓGICO-HISTÓRICO E DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA ESCOLAR | |
Anderson Gosmatti, Maria Lucia Panossian |
CONCEPÇÕES, PRÁTICAS E TENDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA | |
Dieison Prestes da Silveira, Leonir Lorenzetti |
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DE MATEMÁTICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO: UMA METANÁLISE DAS PESQUISAS BRASILEIRAS STRICTO SENSU DE 2016 A 2020 | |
Eduarda de Almeida Gomes, Tania Teresinha Bruns Zimer |
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA PERSPECTIVA DE SENTIDO DE NÚMERO: UMA ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO DO AULA PARANÁ | |
Gabrielly Halas, Ruth Margareth Hofmann |
ANÁLISE DAS INTERAÇÕES VERBAIS ARGUMENTATIVAS EM UM ESPAÇO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: O PAPEL DO PROFESSOR E DO ALUNO | |
José Lucena Nunes da Silva, Emerson Joucoski |
AS CONCEPÇÕES DO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO ANDRAGÓGICO DAS NOVAS PERSPECTIVAS DE ENSINO | |
Joselia Cristina Siqueira da Silva, Leonir Lorenzetti |
POSSIBILIDADES E TENSIONAMENTOS ENTRE AS TEORIAS CRÍTICAS E O CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Lucas Martini, Elenilton Vieira Godoy |
PANORAMA SOBRE OS ASPECTOS METODOLÓGICOS DAS PESQUISAS BRASILEIRAS NA ÁREA DE ENSINO EM CIÊNCIAS | |
Simone Luz Belém, Everton Bedin, Maria das Graças Cleophas |
CONTRIBUIÇÕES DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM PARA AS PRÁTICAS DE DOCENTES DE MATEMÁTICA DO ENSINO SUPERIOR | |
Sônia Regina Muchinski, Anderson Roges Teixeira Góes |
Linha 3: Alfabetização Científica e Matemática
PROMOVENDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM FOCO NA CRIATIVIDADE: A UTILIZAÇÃO DE RÉBUS NO ENSINO DE CIÊNCIAS | |
Caue Fernandes, Maria das Graças Cleophas |
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE SOBRE FAKE NEWS E DESINFORMAÇÃO | |
Eliezer Duarte Pinheiro Neto, Leonir Lorenzetti, Marcelo Valério |
ABORDAGEM DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Maria Monielle Salamim Cordeiro Monteiro, Leonir Lorenzetti |
Linha 4: História, Sociologia, Filosofia, Educação em Ciências e Matemática
A COMPREENSÃO SOBRE NATUREZA DA CIÊNCIA NO CONTEXTO DAS CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS | |
Carla Krupczak, Joanez Aparecida Aires |
HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA PERSPECTIVA DAS MULHERES: ENTRE BRUXAS E A DESORDEM DA NATUREZA | |
Iohana Souza Santarelli, Roberto Gonçalves Barbosa |
A MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA WALDORF | |
Thaís Alvarenga Basso, Emerson Rolkouski |
TEORIA DA METAPEDAGOGIA: FUNDAMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO POR MATEMÁTICAS | |
Willian Valverde, José Carlos Cifuentes |
Linha 5: Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino de Ciências e Matemática
MOOC E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM FERRAMENTAS GOOGLE PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: OS IMPACTOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | |
Braian Lucas Camargo Almeida, Marcelo Souza Motta |
VIDEOAULAS DE ROBÓTICA: INVESTIGAÇÃO SOBRE A INFLUÊNCIA DA PRÁTICA MAKER EM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA | |
Mayara Viniani Obadowski Ribeiro Ledur, Maria das Graças Cleophas |
TECNOLOGIA DIGITAL NA ESCOLA: IMPACTOS DA FUSÃO ENTRE AS METODOLOGIAS SALA DE AULA INVERTIDA E JUST-IN-TIME TEACHING NO ENSINO DE QUÍMICA | |
Rafael Rodolfo de Camargo, Everton Bedin |
PROPOSTA PARA A CONCEPÇÃO DA INTERFACE DE UMA PLATAFORMA PARA A CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM FUNDAMENTADA NA ERGONOMIA E NO DESIGN DE INTERAÇÃO | |
Renata Balbino, Marco Aurélio Kalinke |
Linha 6: Educação não formal, Artes e Cultura na Educação em Ciências e Matemática
PRÁTICAS EDUCATIVAS MUSEAIS INCLUSIVAS NA PERSPECTIVA DA PRODUÇÃO ACADÊMICA LATINOAMERICANA | |
Claudia Celeste Schuindt Recanello, Camila Silveira |
CIÊNCIA CIDADÃ E A EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS INICIATIVAS BRASILEIRAS | |
Gabriel Antonio Iorczeski, Rodrigo Arantes Reis, Emerson Joucoski |
A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E POESIA NA OBRA DE CECÍLIA MEIRELES: UM ESTUDO SOBRE O “O ESTUDANTE EMPÍRICO” | |
Julia Amorim Monteiro, Camila Silveira |
DIANTE DO FIM, O VOO DOS VAGA-LUMES: ECOLOGIAS MENORES NO ANTROPOCENO | |
Victor Anselmo Costa, Kátia Maria Kasper |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISSN: 2525-6645