Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR

Tamanho da fonte: 
CIÊNCIA CIDADÃ E A EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS INICIATIVAS BRASILEIRAS
Gabriel Antonio Iorczeski, Rodrigo Arantes Reis, Emerson Joucoski

Última alteração: 11-08-2022

Resumo


A ciência cidadã vem se popularizando como uma abordagem eficaz em pesquisas científicas das mais variadas áreas. Muitas dessas iniciativas buscam desenvolver o engajamento dos professores e alunos da rede básica de ensino. A minha pesquisa objetiva caracterizar as iniciativas de projetos baseados em ciência cidadã brasileiras com atuação na educação básica quanto aos elementos norteadores, as concepções de ciência cidadã e a atuação nas escolas. Para isso, serão aplicados questionários para delimitar os projetos que fazem parte da Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC) para a análise. Depois de delimitados os projetos, serão realizadas entrevistas com os gestores com o objetivo de compreender o processo de criação das iniciativas, como elas operam dentro do contexto educacional e as concepções de ciência cidadã que fundamentaram sua criação.

Palavras-chave


Ciência cidadã; Rede brasileira de ciência cidadã; Ensino de ciências; Educação não formal.

Texto completo: PDF