Tamanho da fonte:
TECNOLOGIA DIGITAL NA ESCOLA: IMPACTOS DA FUSÃO ENTRE AS METODOLOGIAS SALA DE AULA INVERTIDA E JUST-IN-TIME TEACHING NO ENSINO DE QUÍMICA
Última alteração: 11-08-2022
Resumo
Nessa pesquisa avalia-se as potencialidades da fusão entre duas metodologias ativas, a Sala de Aula Invertida (SAI) e a Just-in-Time Teaching (JiTT) à luz da inserção das Tecnologias Digitais (TD), pois essas metodologias exigem autonomia e colaborativa dos sujeitos, modificando a estrutura tradicional de ensino. A fusão dessas metodologias será aplicada no desenvolvimento de aulas de química para alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola do ensino privado de Curitiba/PR. Após o término da aplicação, os alunos e o professor da disciplina irão responder um questionário visando a percepção sobre o processo de aprendizagem a partir da fusão metodológica. Logo, a abordagem dessa pesquisa será pesquisa-ação, tendo a sua natureza em uma perspectiva quali-quantitativa, analisando-se os dados por meio da estatística e da Análise Textual Discursiva. Assim, espera-se que a fusão metodológica traga impactos positivos e geradores de ações significativas aos processos de ensino e aprendizagem.
Palavras-chave
Sala de Aula Invertida; Just-in-Time Teaching; Ensino de Química.
Texto completo:
PDF