Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR

Tamanho da fonte: 
A COMPREENSÃO SOBRE NATUREZA DA CIÊNCIA NO CONTEXTO DAS CONTROVÉRSIAS SOCIOCIENTÍFICAS
Carla Krupczak, Joanez Aparecida Aires

Última alteração: 11-08-2022

Resumo


Um dos objetivos da Educação Científica é formar cidadãos alfabetizados cientificamente, que sejam críticos e conscientes. Para isso, é imprescindível o conhecimento sobre natureza da ciência e uma das estratégias de ensino utilizadas para desenvolver tal conhecimento é a abordagem de controvérsias sociocientíficas. Assim, o objetivo desta pesquisa é investigar como a abordagem de controvérsias sociocientíficas pode contribuir para a compreensão sobre natureza da ciência no contexto das aulas de Química para o Ensino Médio. Para tanto, será realizada uma pesquisa qualitativa de intervenção, em que serão desenvolvidas e aplicadas sequências didáticas para turmas de 1ª série do Ensino Médio de um colégio particular de Curitiba, envolvendo controvérsias sociocientíficas e natureza da ciência. Os dados serão constituídos por meio de questionários, gravação em áudio das aulas, observações feitas pela pesquisadora e materiais produzidos pelos estudantes durante as aulas e serão analisando utilizando a Análise Textual Discursiva.

Palavras-chave


Ensino de Química; Natureza da Ciência; Controvérsias Sociocientíficas.

Texto completo: PDF