Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR

Tamanho da fonte: 
PROMOVENDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM FOCO NA CRIATIVIDADE: A UTILIZAÇÃO DE RÉBUS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Caue Fernandes, Maria das Graças Cleophas

Última alteração: 11-08-2022

Resumo


Temos, atualmente, um ensino de Ciências da Natureza ainda focado na transmissão de conteúdos prontos que não oferecem possibilidades desafiantes que integrem à realidade dos estudantes. Temos a possibilidade da inserção de um ensino lúdico, através de puzzles, que consistem em desafios para serem resolvidos. A resolução de problemas por meio destes jogos pode ser associada com a criatividade, pois precisam mais do a memorização de conteúdo para serem solucionados. Na presente pesquisa, iremos tratar sobre a utilização da Didatização lúdica quando alinhada a abordagem da Solução Criativa de Problemas (SCP). A metodologia consiste no estudo de caso observacional e terá seus dados a partir de questionários semiestruturados, entrevistas e gravações que serão posteriormente analisados com base na Análise de Conteúdo. Espera-se que com a realização e divulgação deste trabalho possa contribuir com professores e pesquisadores na área do ensino lúdico com foco nas Ciências da Natureza.

Palavras-chave


Criatividade; Rébus; Pensamento crítico; Didatização lúdica; Ensino de Ciências.

Texto completo: PDF