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PANORAMA SOBRE OS ASPECTOS METODOLÓGICOS DAS PESQUISAS BRASILEIRAS NA ÁREA DE ENSINO EM CIÊNCIAS
Simone Luz Belém, Everton Bedin, Maria das Graças Cleophas

Última alteração: 11-08-2022

Resumo


O crescimento dos Programas de Pós-graduação no Brasil na Área de Ensino em Ciências no século XXI resultou na intensificação das pesquisas na área. Sendo assim, o objetivo deste artigo é demonstrar as tendências das pesquisas na Área de Ensino em Ciências no Brasil. Para a realização desta pesquisa de abordagem qualitativa, foi utilizado como procedimento uma Revisão Sistemática da Literatura no catálogo de teses e dissertações da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), utilizando como recorte temporal o período de 2010 a 2020, nas pesquisas relacionadas a Ciências, na Área do conhecimento de Ensino de Ciências e Matemática. Considerando o recorte temporal adotado na pesquisa, fatores como a inexistência de pesquisas nos anos de 2010, 2011 e 2012, a preponderância do número de dissertações e a quantidade de pesquisas oriundas de instituições públicas revelam um panorama das pesquisas brasileiras nesta área específica.

Palavras-chave


Ensino de Ciências; Tendências; Pesquisas; Brasil.

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