Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR

Tamanho da fonte: 
ESTUDANDO AS AULAS PRÁTICAS E O TRABALHO EM GRUPO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS 98
Agnes Levandowski, Sérgio Camargo

Última alteração: 11-08-2022

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo principal investigar o desenvolvimento de aulas práticas de laboratório na disciplina de Ciências, aliadas ao trabalho em grupo, a partir da visão do professor regente e de seus alunos. As aulas práticas serão desenvolvidas com turmas de 6º a 9º ano do ensino fundamental II. Serão selecionados conteúdos chave da disciplina para essas aulas práticas, onde o aluno irá trabalhar em equipes e executar as práticas. Os resultados poderão auxiliar no desenvolvimento de aulas práticas de caráter científico, voltadas ao trabalho em equipe, que potencializem, explorem e promovam o conhecimento científico e a autonomia dos envolvidos. Por fim, espera-se que o desenvolvimento dessas aulas torne o ensino de Ciências mais dinâmico, promovendo a reflexão dos alunos. Busca-se também uma aprendizagem que faça sentido aos mesmos, que os possibilite um pensamento científico e crítico capaz de dar respostas aos diferentes fenômenos que ocorrem em seu cotidiano.

Palavras-chave


Educação Básica; Prática Docente; Práticas de Ciências; Trabalho em Grupo.

Texto completo: PDF