Tamanho da fonte:
A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR NO MOVIMENTO DE APRENDER-ENSINAR-MATEMÁTICA
Última alteração: 11-08-2022
Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender o que o fenômeno aprender-ensinar revela
sobre o movimento formativo na Licenciatura em Matemática. Orientadas pela interrogação “O que as
ações de aprender-ensinar do futuro professor revelam sobre o movimento formativo na Licenciatura
em Matemática?”, perguntamos: pelo movimento constitutivo (histórico-filosófico) que envolveu a
criação de cursos de formação de professores; pelo entendimento do que é isso, aprender-ensinar como
fio condutor da docência; pelo que sido tematizado em pesquisas brasileiras sobre o fenômeno em
estudo e o que revelam sobre o movimento formativo; pela constituição da docência nas/pelas ações de
aprender-ensinar. Perguntas que exigem a ida às produções de pesquisadores já graduados
(teses/dissertações) e graduandos (TCCs) que deram destaque às ações de aprender-ensinar como fio
condutor da docência e ao encontro do futuro professor. Investigação essa de cunho qualitativo na
abordagem fenomenológica, pois intencionamos destacar as qualidades percebidas do fenômeno
aprender-ensinar-na-licenciatura-em-matemática e, ainda, de descrever-analisar-interpretar essas
qualidades como dados da investigação.
sobre o movimento formativo na Licenciatura em Matemática. Orientadas pela interrogação “O que as
ações de aprender-ensinar do futuro professor revelam sobre o movimento formativo na Licenciatura
em Matemática?”, perguntamos: pelo movimento constitutivo (histórico-filosófico) que envolveu a
criação de cursos de formação de professores; pelo entendimento do que é isso, aprender-ensinar como
fio condutor da docência; pelo que sido tematizado em pesquisas brasileiras sobre o fenômeno em
estudo e o que revelam sobre o movimento formativo; pela constituição da docência nas/pelas ações de
aprender-ensinar. Perguntas que exigem a ida às produções de pesquisadores já graduados
(teses/dissertações) e graduandos (TCCs) que deram destaque às ações de aprender-ensinar como fio
condutor da docência e ao encontro do futuro professor. Investigação essa de cunho qualitativo na
abordagem fenomenológica, pois intencionamos destacar as qualidades percebidas do fenômeno
aprender-ensinar-na-licenciatura-em-matemática e, ainda, de descrever-analisar-interpretar essas
qualidades como dados da investigação.
Palavras-chave
Formação inicial de professores de Matemática; Pessoa em/da formação. Aprender-ensinar; Constituição da docência.
Texto completo:
PDF