Biblioteca Digital de Eventos Científicos da UFPR, XII Workshop e a II Escola de Verão do PPGECM/UFPR

Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO FINANCEIRA: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO ESPECIALIZADO NECESSÁRIO AO PROFESSOR FORMADOR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
Kauana Sandeski Cunha, Priscila Kabbaz Alves da Costa

Última alteração: 11-08-2022

Resumo


Este trabalho refere-se a um projeto de pesquisa de dissertação que tem como questão norteadora: quais os conhecimentos necessários aos professores formadores dos cursos de Licenciatura em Matemática para trabalhar com Educação Financeira? E tem como objetivo geral: identificar a concepção dos professores formadores do curso de Licenciatura em Matemática em relação a quais são os conhecimentos necessários para formar professores que ensinam Educação Financeira no contexto da Educação Básica. A pesquisa qualitativa, se desenvolverá com professores formadores atuantes em universidades públicas da região meso-oriental do Paraná. A coleta de dados contará com entrevista de seis professores que desenvolvam atividades de Educação Financeira nos cursos de Licenciatura em Matemática e com materiais pessoais referente das atividades. A análise desse material será baseada na Análise Textual Discursiva (ATD). Assim, pretende-se perceber quais conhecimentos especializados, formas de pensar e agir dos professores formadores, podem influenciar no ensino/aprendizagem dos conceitos da Educação Financeira.

Palavras-chave


Educação Financeira; Formação de Professores; Licenciandos em Matemática.

Texto completo: PDF